Técnico, Tecnólogo, Bacharelado ou Profissionalizante?

08-11-2010 07:43

 

Com tantas opções disponíveis no mercado, que tipo de curso fazer??

 

    Isto depende de muitas questões. Se você ainda é novo e está em dúvida quanto a sua profissão, o técnico e profissionalizante são boas opções, já que são mais curtos e se você não se identificar com a área ao menos terá o curso concluído como um diferencial para buscar o primeiro emprego. Se você já tem experiência na área, e precisa de especialização, tecnólogo é uma boa opção, pois você conciliará a teoria do curso com sua prática. Se você já sabe o que deseja seguir e ainda busca uma vaga ou crescimento na carreira, o bacharelado é a melhor opção.

 

  • O profissionalizante têm duração de no máximo um ano;
  • O técnico tem duração entre um e dois anos, dependendo da área;
  • O tecnólogo é ensino superior de curta duração (2 anos);
  • O Bacharelado têm duração de até 4 anos.

    Minhas afirmações estão longe de serem verdades absolutas, portanto não significa que você não possa fazer o inverso. As empresas (em sua maioria) infelizmente vêem os jovens que fazem curso tecnólogo como preguiçosos, como ouvi de um especialista em RH de uma Multinacional. Claro que existem suas exceções, e você deve preocupar-se com o aprendizado, independente do curso que irá fazer. Mas se você ainda está em dúvida, é muito mais coerente fazer um técnico, devido ao menor tempo de duração do curso. Já pensou se você estiver no 5º semestre da faculdade e perceber que aquilo não te agrada? Por isso os cursos profissionalizantes são boas opções também.

Tópico: Técnico, Tecnólogo, Bacharelado ou Profissionalizante?

Idade

Data: 13-11-2010 | De: Carlos Eduardo

Bom, já que pediram vou expor um pouco de minhas idéias.
Hoje o mercado encara o jovem como preguiçosos, mas na verdade a nossa geração deseja trabalhar menos e com mais eficiência. Existem certas atividades que não demandam tempo e sim eficiência. Deveríamos ser avaliados de acordo com o nosso desempenho e não o tempo que levamos para desenvolver algo.
Infelizmente a expectativa de vida no país não é das melhores. E por isso precisamos de mais tempo para cuidarmos de nossa saúde, vida amorosa, pessoas que amamos e mais uma porção de coisas.
Está na hora de novas idéias começarem a fluir...

Re:Idade

Data: 16-11-2010 | De: Léo

Quanto ao desejo dos jovens, concordo plenamente com você, Carlos. Sabemos que podemos fazer mais e melhor em menos tempo, mas sofremos grande resistência quanto à estas mudanças, e no final, como você mesmo disse, somos vistos como preguiçosos. A expectativa de vida crescerá de acordo com os avanços tecnológicos e da medicina, porém o que desejamos é equilibrar três variáveis para melhorar nossa qualidade de vida: tempo, dinheiro e saúde. Nada adiantará vivermos muito sem o equilíbrio destes fatores.

Novo comentário