Pra que economizar?

05-01-2011 10:44

 

    Quando estou conversando com alguém e há o assunto dinheiro, geralmente as pessoas dizem: Pra que economizar, se amanhã não sei se vou estar vivo?

 

    De fato, não sabemos do amanhã. E não sabendo, devemos aproveitar o hoje. Porém, devemos entender que dá pra aproveitar e ao mesmo tempo economizar. Aí vem outra questão: Mas pra que chegar com 60 anos cheio de dinheiro e não tendo aproveitado a vida e saúde? Quando digo economizar, significa guardar um dinheiro para realizar algum sonho. Todos temos sonhos. Temos também necessidades, e o dinheiro é essencial em algumas ocasiões. Planejamento a curto e médio prazo. Economizar para fazer uma viagem de fim de ano, por exemplo. Economizar dois anos para dar uma entrada ou comprar um carro. Conheço pessoas de 30 anos que discutem comigo quando digo para esperar dois anos para adquirir um veículo, mas que até hoje não possuem um automóvel (a não ser financiado, que na verdade não é seu, é do banco até que se pague todas as prestações).

    Estabeleça metas e escreva em um papel ou planilha eletrônica. Acredite, isso funciona. Gastamos dinheiro e nem sabemos sequer pra onde foi. Se colocarmos no papel saberemos como nossa grana suada desaparece como mágica. Vamos supor que eu queira fazer um cruzeiro. Se for para amanhã, parece complicado, mas se eu quiser pro final de 2011, basta apenas eu depositar uma quantia por mês e tudo estará resolvido. Há opções de menos de R$ 1.000,00. Isso significa uma poupança mensal de menos de R$ 80,00!!  

    Só quero demonstrar que realizar desejos é mais simples do que parece, e cada vez mais acessível a todos. Basta disciplina e planejamento. Mas não economize por economizar, tenha uma meta. Principalmente os jovens, que não possuem certas obrigações financeiras, tem grandes oportunidades de poupar, investir e aproveitar.

 

Todo mundo tem sonhos, mas você está disposto a pagar o preço por eles?

Tópico: Pra que economizar?

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário