Porque 50 minutos de aula?

20-10-2010 07:33

 

Você sabe porque temos 50 minutos por aula?? Já parou pra pensar?

 

Pois é, mais uma questão interessante em que tive a felicidade de descobrir o porquê:

 

Em 1910, a Universidade de Chicago fez um estudo e constatou que as pessoas conseguiam prender a atenção em um determinado assunto na escola por 50 minutos. Por isso, foi segregado as aulas e as matérias dentro deste intervalo de tempo. Porém, estudos recentes demonstram que o tempo que um jovem presta atenção em algo é de apenas 8 minutos. Isto mesmo, 8 minutos.  O engraçado é que no vídeo game e redes sociais a atenção da maioria dos jovens é aparentemente infinita. Ele só sai porque tem de dormir ou porque fez final no jogo. O que está acontecendo?

 

 

Já reparou que os jornais de notícias mudam de reportagem em mais ou menos neste período?

Isto quer dizer que as aulas precisam ser de apenas 8 minutos? É claro que não. Precisamos mudar os métodos de ensino, de modo a incentivar os alunos a despertarem a curiosidade. Precisamos de dinamismo, de criatividade. Precisamos mostrar as coisas como elas realmente são.

 

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Tópico: Porque 50 minutos de aula?

Porque 50 minutos

Data: 13-07-2012 | De: Olá OMG

Note que não é o Reitor quem deve cuidar dos 8 minurtos, mas sim cada professor, que deve mudar seu método a cada 8 minutos, algumas vezes basta mudar o tom da conversa de afirmativo para perguntas à turma, já quebra a monotonia e pode-se ganhar mais 8 minutos de atenção.

OMG!

Data: 30-10-2010 | De: Vanessa

Nossa, vou fazer os reitores toscos da faculdade onde estudo ler essa matéria. Eu tenho quase 4 hrs de aula, com o mesmo professor, ensinando a msm matéria.

#tedio

Novo comentário