Escolas Inovadoras

03-11-2010 12:32

 

 A sociedade mudou, e agora a necessidade de uma reforma educacional é questão de urgência. Felizmente, algumas escolas já perceberam esta necessidade, e inovaram em seus sistemas de ensino.

 

Foco no pensamento crítico: Devido a quantidade de informações, é necessário saber interpretá-las e ter visão crítica sobre elas. Com base neste pensamento, o colégio Móbile, em São Paulo, foca no processo de aprendizado baseado nestas questões, e desafia os alunos a buscarem informações, analisá-las, contestá-las (quando necessário) e perceber que não há verdades absolutas. OBS: O colégio não obriga o aluno a entrar na sala. 

Foco na Interligação entre matérias: As constantes mudanças nos comportamentos sociais exigem maior interação, dinamismo e interligação entre as matérias. A escola estadual Lázaro Franco de Moraes, em Torrinha (SP), enfatiza esta interligação com base em projetos, como por ex. o projeto de descoberta da história de uma igreja local, onde houve necessidade de formulação do projeto (português), análise das estatísticas (matemática) e pesquisas sobre o local (geografia-história). A conexão de idéias estimula o pensamento inovador.

Foco na autonomia: Saber aprender sozinho. Este é o foco do colégio Sidarta, lozalizado em Cotia (SP). A independência do aluno para com o professor é fundamental para a evolução, e com base nesta questão os alunos buscam determinado assunto e depois tiram as dúvidas com os professores. O professor associa o tema entre teoria/prática, levando os alunos à exposições e viagens. O dinamismo demonstra o conhecimento de forma interessante e estimulante.

Foco na visão social: A aproximação de pessoas de diferentes classes sociais tem como objetivo a diminuição de preconceitos. O colégio Santa Maria, localizado em São Paulo, leva as crianças nas favelas e nos bairros nobres do estado. Esta interação faz a criança perceber a realidade, formando um indivíduo mais humano e preocupado com a sociedade. A união é a essência de um mundo melhor.

Foco na democracia, liberdade e autonomia: Na escola Lumiar, não há obrigação de assistir aula, e os alunos escolhem o que querem aprender. Eles estabelecem as regras, e os alunos não são separados por idade. Esta escola inovadora (e polêmica), em SP, procura demonstrar a relação entre teoria e prática de forma dinâmica. Por exemplo, numa certa época os alunos tinham aula de bicicleta (isso mesmo). Desta forma, quando o aluno ia montar o raio, ele chegava no tal do PI -> π = 3,14 (lembra disto?). Aprendendo as coisas como elas realmente funcionam, o aluno consegue absorver maior conhecimento e perceber sua real utilização.

Foco na visão global: Na escola Suíço-Brasileira, em SP, há alunos de 42 nacionalidades e os alunos saem fluente em quatro idiomas. Lá existe uma Mini-ONU, onde os alunos discutem os problemas atuais e possíveis soluções. Discutem filosofia em francês, a aprendem física em alemão. O Objetivo é lidar com estrangeiros e ser conectado com as idéias globais.

Tópico: Escolas Inovadoras

Educando para o futuro

Data: 04-11-2010 | De: Thiago Borges

"Muito Boa matéria"

Acho que ainda temos salvação para o ensino, desde que nossos Governadores e nossa Presidenta comprem essas idéias inovadoras, e foquem seus governos na educação, pois é mudando a educação que se muda tudo, é educando que construiremos um mundo melhor!

Parabéns Pelo Site Léo! Não é a toa que minha irmã fala tão bem de vc. rsrs
Abraço!

Re:Educando para o futuro

Data: 04-11-2010 | De: Léo

Verdade Thiago, se não focarem na educação, não terá solução. Porém, por interesses políticos, dificilmente investirão em algo em que o resultado seja obtido somente em longo prazo. Educação não aparece hoje. Construções e Salário Mínimo sim.

Re:Re:Educando para o futuro

Data: 04-11-2010 | De: Thiago Borges

Concordo plenamente. É muito mais conveniente (e fácil) construir um Rodoanel e modernizar umas duas ou três estações do metro, do que Mudar todo o sistema Educacional!
E isso já nos foi provado pelo governo do Estado de São Paulo, que está há 16 anos sob o comando do PSDB, que apenas focou em metro e Rodoanel, enquanto que a Educação cada vez mais se afunda! É INCRÍVEL como os alunos saem hoje do Ensino Médio, não aprendem nada!

Novo comentário