Desmistificando a Bolsa de Valores

18-11-2010 08:29

 

    Para uma grande parte da população, a Bolsa de Valores é uma incógnita. Geralmente quando ouvimos falar, já imaginamos aqueles caras com três telefones nas mãos, gritando feito malucos. Uma verdadeira loucura. Felizmente isto não existe mais, e neste caso, a tecnologia veio a nosso favor.

    A Bolsa nada mais é do que compra e venda de ações. Mas, o que são ações? Ações são pedaços de uma empresa, representado por papéis. Quando você compra uma ação, você se torna sócio dela, dono de um pedacinho da empresa que você escolheu. E, dependendo do resultado que ela obtiver (lucro/prejuízo), o valor da sua ação aumentará ou diminuirá. Basicamente é assim que funciona. O interessante é que com a popularização deste tipo de investimento hoje podemos investir com pequenas quantias, de R$ 200,00, por exemplo.

 

 

    Mas porque as empresas possuem ações para negociação na Bolsa de Valores? As empresas precisam captar recursos para investir na organização. Vamos supor que eu possuo uma empresa. Eu não tenho muito dinheiro para adquirir maior capacidade de produção, abrir outra planta e etc. Então, eu lanço ações na Bolsa de Valores e as pessoas compram uma parte da minha empresa. Com este dinheiro, eu consigo fazê-la crescer e obter lucro. Obtendo lucro, aumenta o valor da minha empresa, e consequentemente das ações. É nesta parte que o investidor vende as ações e realiza o lucro. Temos cada vez mais exemplo de pessoas que inclusive largam o emprego para ser investidor na Bolsa de Valores.

    O que devemos entender é que para alcançar a independência financeira é necessário investir, porque poupar não possue mais eficiência. Como eu citei em um post, devemos aproveitar a magia dos juros compostos. E a Bolsa de Valores é uma ótima opção. Antes de investir, pesquise, faça cursos (a Bolsa de São Paulo oferece visitação e cursos gratuitos), conheça bem a empresa que você será sócio, e saiba que este mercado (renda variável) possui riscos, mas também ótimas oportunidades.

 

Alcance a sua independência!

Tópico: Desmistificando a Bolsa de Valores

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário