A lógica das dinâmicas.

26-10-2010 08:07

     Mais do que a entrevista, temos medo das dinâmicas de grupo. Mas, afinal, pra que serve a dinâmica?

 

    O recrutador busca identificar habilidades que não constam no currículo ( e não devem estar no currículo mesmo), como relacionamento interpessoal, criatividade, atitude, liderança, etc.

    Diante disto, geralmente ele propõe algum desafio para os candidatos de acordo com o que ele busca. Por exemplo, se ele quer uma pessoa com criatividade, ele fará uma dinâmica específica para isso, como criar um comercial em 15 minutos ou criar e vender um produto. Ou para o trabalho em equipe, liderança, entre outros. Portanto, para se dar bem nesta etapa do processo seletivo, é necessário conhecer a empresa, seus produtos/serviços, o cargo a ser ocupado...

 

    O que vale na dinâmica de grupo é você tentar entender o que o recrutador quer com ela. Por isso, basta estar preparado, ser sincero e criativo. Buscar ser diferente e demonstrar espírito colaborador. Dinâmica também analisa trabalho em equipe.

Tem um ótimo exemplo na qual consta no livro de Max Gehringer, Emprego de A a Z, na qual recomendo leitura:

 

    A recrutadora disse para cada um escolher um animal que se identificasse, e explicasse o porquê. Aí falaram Águia, pela sua visão, Cachorro pela motivação, etc. Quando chegou a vez de um rapaz, que ficou por último, de que adiantaria ele dizer o mesmo animal que várias pessoas disseram? Seria mais um. Ele foi criativo e surpreendeu na resposta:

- Como todo mundo aqui quer o emprego, eu prefiro ser a Zebra.

 

Portanto, se não puder ser o melhor, seja ao menos diferente.

Tópico: A lógica das dinâmicas.

Não foram encontrados comentários.

Novo comentário